História
Antigos moradores dizem que no lugar, em outras épocas, existia grande variedade de espécies de caça, entre elas a cutia, o que, provavelmente, deu origem ao nome do município. Outra versão para a denominação do lugar é de que os primeiros moradores da localidade utilizavam como meio de transporte uma pequena embarcação, bastante ligeira, denominada cotia.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cutias, pela Lei Estadual n.º 6, de 01-05-1992, desmembrado do município de Macapá. Sede no distrito de Cutias (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Sem informações até o momento
Festival do Pirarucu
Acontece todos os anos desde 1997, o festival do pirarucu, exceto nos anos de 2020 e 2021 que foram adiados por conta da pandemia da covid-19, a última edição antes da pandemia foi realizada nos dia 10, 11 e 12 de agosto de 2019, o festival voltou a ser realizado no ano de 2022 nos dias 26, 27 e 28 de agosto, completando assim sua 19° edição.
O festival conta sempre com uma vasta programação, cantores e bandas sempre se apresentam, nomes conhecidos como: Viviane Batidão e Wanderley Andrade já passaram pelo festival, dentre outros cantores que fazem do festival o maior do estado, atraindo pessoas de todas as partes do Municipio de Cutias e do Estado do Amapá todos os anos. O festival é realizado pela Prefeitura de Cutias, com apoio do Governo do Estado do Amapá e apoio de empresas locais.
Sem informações até o momento
Sem informações até o momento
BRASÃO
BANDEIRA