NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Empreendedorismo Há 17 dia(s)

Prefeitura de Cutias lança chamada pública para doação de kits de batedeiras de açaí

Prefeitura de Cutias promove chamada pública para doação de kits de açaicultura aos produtores locais

#Saúde Há 308 dia(s)

GOVERNO MUNICIPAL ENTREGA DOIS VEÍCULOS NOVOS PARA A POPULAÇÃO

O prefeito de Cutias, Profº Amanajás, entregou na última segunda-feira (15), 2 veículos [...]

#AssistênciaSocial Há 310 dia(s)

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS TURMAS DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS Tia Rosa, informa que est [...]

#Cultura Há 329 dia(s)

RESULTADO FINAL DE HABILITAÇÃO - LEI PAULO GUSTAVO

Já se encontram disponíveis os resultados finais de habilitação.

#Cultura Há 331 dia(s)

RESULTADO PRELIMINAR DA LEI PAULO GUSTAVO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL!

A Prefeitura de Cutias, através do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, tem a im [...]

#Cultura Há 352 dia(s)

PREFEITURA DE CUTIAS LANÇA EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO

Prefeitura Municipal de Cutias, através do Departamento de Cultura e Turismo lançou os E [...]

#Tecnologia Há 1 ano(s)

PROGRAMA SEJA DIGITAL

A Prefeitura de Cutias em parceria com a Seja Digital estará iniciando os processos de e [...]

#Cultura Há 1 ano(s)

DESFILIE CÍVICO

Aconteceu nesta quarta feira, 13 de setembro, o desfile cívico em comemoração a Independ [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito